segunda-feira, 1 de outubro de 2007

CAFÉS QUE VÃO MUITO ALÉM DO CAFÉZINHO


Aproveitando a triste notícia da morte da empresária Maria Luisa Rodenbeck, na avenida Niemeyer, região de São Conrado (zona sul do Rio), decidi fazer um post em que o assunto seria o café, afinal Maria Luisa foi responsável por trazer a rede Starbucks para o Brasil.


Na terra do café evidentemente o produto não poderia deixar de ser mais do que a mera designação para alguns desses novos espaços. Cresce em São Paulo a oferta de cafeterias fashion especializadas nos prazeres da mesa. Mais que um café ou um restaurante, estas novas e sofisticadas casas que se dispõem a servir comidas e bebidas, com relevância aos aspectos mais hedonistas de satisfação completa dos sentidos, são o grande ícone fashion dos prazeres à mesa. Seu sucesso é global e levou até a revista inglesa Wallpaper, bíblia do savoir faire para cults e descolados, a sair listando em todo mundo os melhores lugares para se estar.

O encantador bar da grife Fasano, o Baretto, agora elegantemente instalado à esquerda de quem entra no Hotel Fasano, por exemplo, foi considerado pela Wallpaper o bar número um do mundo para se estar. O Baretto foi o primeiro no estilo mas hoje já há em São Paulo um número razoável destes locais privilegiados. Um dos mais conhecidos é, sem dúvida, o dinning club Café de la Musique.

A Starbucks é a maior cadeia de cafeteria dos EUA, com lucro anual de US$ 6,4 bilhões (R$ 13,6 bilhões) e 10.500 pontos de estabelecimento no mundo. Está presente no Brasil em seis pontos.O impressionante é uma empresa do ramo de café ser maior que toda a cafeicultura brasileira. O Brasil é o maior produtor e o segundo maior consumidor mundial de café. O hábito de apreciar um bom cafézinho, além de convidativo para debates civilizados, lembra-nos de um setor da economia, dos mais importantes para o nosso enriquecimento.

Cerca de 10 milhões de pessoas trabalham direta e indiretamente nesse ramo de atividade. Na maioria dessas novas cafeterias, a proposta foi dar à cidade um espaço, como é comum em Paris ou Buenos Aires, em que os apreciadores da bebida possam sentar-se para ler jornal, folhear uma revista e entrar na internet.

2 comentários:

Unknown disse...

Realmente o café é uma bebida que merece ser comentada, é uma das famosas paixões nacionais, não só aqui no Brasil como em muitos países do mundo. Nós apreciadores de um bom café agradecemos a inauguração de lugares como este :).

Unknown disse...

Nossa o café é uma das maravilhas do no país.
Esse sim vale a pena ser comentado e apreciado por todo além der terem várias formar de acrescenta um cafezinho numa boa receita...
Parabéns pela reportagem