terça-feira, 30 de outubro de 2007

Especial - Copa do Brasil - sede 2014

Depois de 64 anos o Brasil receberá a XX ediçao da Copa do Mundo. Candidatura única, porque a Colômbia desistiu da Inscriçao no último minuto, o Brasil terá uma enorme responsabilidade pela frente, pois terá apenas 7 anos para adequar a infra estrutura de seus estádios, sem falar nas preocupações com a infraestrutura hoteleira, logística aérea e a segurança, como alertou o site do Financial Times.

Por outro lado, é inegável que quem ganha com a escolha é o povo brasileiro. Conhecido mundialmente por seu futebol arte, a maioria da população não tem condições de ir a Copas do mundo em outras partes do planeta. Sammy Levy, um americano apaixonado pelo país do futebol ficou tão feliz quanto qualquer brasileiro. "Assim que soube que o Brasil foi realmente escolhido entrei no msn para ver se te encontrava", contou Samuel.

Não posso deixar de dizer que a grande possibilidade de se explorar todo o território me deixa bastante contente, dessa forma o país terá condiçoes de proporcionar visibilidade para lugares que, normalmente, os turistas não conhecem. Cálculos do ministério do turismo indicam que pelo menos 500 mil estrangeiros virão ao Brasil durante a Copa.

Ainda será decidido quais serão as 12 cidades escolhidas, entretanto aqui vai a lista com os 18 nomes: Porto Alegre, Floripa, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Maceió, Recife, Natal, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Belém, Rio Branco e Manaus. Há regiôes que pela proximidade com algumas cidades sedes podem beneficiar na escolha, como é o caso de Porto Alegre e Florianópolis que seriam beneficiadas por estarem próximas a Argentina e Uruguai, viabilizando a vinda de um fluxo maior de turistas.

Abaixo, mapa com a localização das 18 cidades sedes.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ok.. Td bem que já vou ter mais de 30, não vou ter tanto pique para frequentar estádios.. Mas acho que por ser uma copa do mundo, e ser no Brasil, eu e mais milhares de brasileiros com ctz iremos com o maior prazer torcer pelo nosso país! Que venha 2014!!

Unknown disse...

Concordo com o comentário acima.
E outra é uma chance do Brasil mostrar para o mundo a organização do nosso país, pelo menos quando o assunto é futebol, ainda mais a Copa do Mundo!!!!!!!
E que venha 2014!!!
hehehehehehe

Self disse...

No fim-de-semana, a Folha publicou vários relatos sobre a primeira Copa realizada no Brasil. Está bem, não estamos mais em 1950, já não usamos mais as mesmas roupas, nem ouvimos as mesmas músicas.

Reforma do estádio é mais lembrada que jogo único
Da reportagem local

A vitória do Chile por 5 a 2 sobre os EUA foi praticamente esquecida por quem esteve no campo. A odisséia da torcida do Sport para ajudar na adequação da Ilha do Retiro às exigências da Copa do Mundo não.
Os pernambucanos que viveram a única partida do Mundial de 1950 no Nordeste citam muito mais o esforço para reformar o estádio que os lances do jogo ao rememorar a Copa.
"Só aconteceu o jogo graças aos torcedores do Sport, que fizeram o trabalho de reforma, já que o governo não deu dinheiro", conta o jornalista e pesquisador Haroldo Praça, 91.
Para receber o Mundial, o estádio do Sport precisava de obras: ampliação do alambrado e construção de três túneis.
"O povo começou a ajudar, foi uma grande mobilização. Não era raro ver torcedores levando tijolos de carroça. Cada um doava o que podia, e assim foi acontecendo a obra."
O aposentado Fernando Caldas Bivar, 73, era adolescente na época. Como hoje, ele freqüentava o clube quase diariamente. E cita um fato que o marcou na história da reforma da Ilha do Retiro.
"Lembro que os sacos de cimento usados na obra eram levados em barcos, pela equipe de remo do clube. Os atletas carregavam o material de construção até o local da obra", declara o conselheiro, hoje encarregado de cuidar do museu do Sport e que tem um livro publicado sobre o clube.
"A partida foi inusitada, porque nunca havíamos visto um jogo desse porte. Lembro do Jules Rimet [francês, presidente da Fifa] na tribuna do Sport", conta Bivar, revelando orgulho. >
Praça narra também a atmosfera no Recife, às vésperas do jogo. "Vieram pessoas de todos os Estados vizinhos para a partida. A expectativa foi muito grande. Era extraordinário, porque era uma rara consideração importante ao Norte e ao Nordeste receber aquele confronto de Copa do Mundo."
Mas e do jogo em si, quais são as lembranças mais vivas?
"Apesar dos sete gols, o jogo foi sem graça. Não dava para vibrar muito, porque os times eram ruins. Os EUA eram ainda piores do que são hoje no futebol. Mas os dois foram aplaudidos", aponta Praça, autor do gol da vitória do Sport nos 6 a 5 sobre o Santa Cruz na inauguração do estádio, em 1937. (LF)

Achei no blog da Soninha na Folha: (http://blogdasoninha.folha.blog.uol.com.br/)