sábado, 6 de outubro de 2007

Estágio, um longo passo a ser dado

Salve Salve galera! Long time no see !

Quantos de vocês já estão estagiando diretamente na área? E quantos de vocês já pensou que tipo de profissional será quando se formar, somando a isso o fato do "não estagiar"?

Pois é... Cada vez mais concorrido, o mercado de trabalho só abre suas portas pra quem realmente é fera, capaz de se adaptar às savanas da cidade e às florestas equatoriais dos escritórios, isso sem contar a imensa fauna e flora que pode ser encontrado em cada um dos lugares.

Normalmente é assim, o grande desbravador (conhecido como estudante) encara primeiramente um leão chamado Curriculum Vitae. Parte daí para alguns outros leões: entrevistas sem fim, reuniões, estudos de cases, jobs, testes de capacidades; tudo isso para finalmente passar pela mão (no bom sentido é claro) de seu futuro chefe e ver se você é aprovado.

Tudo isso é profundamente regado com muita adrenalina e um pouco de nervosismo, afinal as pessoas nunca conheceram o ambiente até então hostil. Cabe a ele transformar essa adversidade em trunfo, deixando para trás concorrentes que não souberam lidar com a informação.

Outra questão importantissima a ser discutida é a área de atuação. Cada um deve ter em mente tudo aquilo que quer desenvolver em sua profissão. Se quer ser um assessor de imprensa, vá buscar empresas desse ramo, se especializar e se tornar apto a encarar essa imensa fauna que está aí para ser preenchida por profissionais capacitados, que saibam colocar as coisas no lugar. Com exceção de alguns (ou deveria dizer muitos?), o estágio é algo para se adquirir experiencia, trocar ideias, buscar novos contatos. Aceitar pura e simplesmente o estágio pela boa grana que ele dá ou pelo tamanho da empresa pode ser um "tiro no pé", como diria meu avô. Do que basta ter uma senhora empresa no curriculum e nada de interessante na área em que você quer cursar?

Mande ver em seu foco, busque especializar-se, desenvolva suas capacidades e estagie onde você sente que é seu lugar.
Afinal, o mercado de trabalho não é nenhum monstro. Basta ser fera o suficiente para desbravar essa densa mata que seu espaço logo será conquistado. Fácil, fácil.

Agora deixe-me ir. O trabalho simplesmente me matou hoje, mas com um imeeenso prazer, mas isso fica para outro post.

Dúvidas, indigestões ou ressacas, mandem ver nos comments. Abração!

Nenhum comentário: