domingo, 14 de outubro de 2007

Esportes no Brasil. É só futebol?

1950, a seleção Brasileira de Futebol perde em pleno Maracanã a final da copa do mundo.
2006, a mesma seleção perde para a França na Alemanha, dando adeus ao sonho do Hexa.

Ande por qualquer parte da cidade de São Paulo, para não falar no Brasil, e veja se você não encontra uma ou duas ou dez crianças correndo atrás de uma bola, chutando-a e tentando fazê-la passar por uma baliza chamada vulgarmente de gol.

É aí que entra minha principal dúvida. Será que essas crianças estariam praticando qualquer outro tipo de esporte se esses tivessem o devido espaço na mídia? Será que eles ainda estariam correndo atrás da mesma bola se tivessem conhecimento dos mais diversos esportes, se esses estivessem na TV, no jornal e no rádio?

Peguemos como exemplo o jornal Lance!, que se auto-intitula o diário dos esportes. Suas páginas dedicam-se quase que exclusivamente ao esporte de Pelé, Gaúcho, Romário e tantos outros. Cerca de 3/4 (sim, três quartos) de suas páginas são dedicadas ao futebol. Na edição de 1 de outubro, 31 de 38 páginas foram dedicadas ao esporte bretão erradicado no Brasil.

Enquanto isso, a natação, o volei, o basquete e o handball se degladiam para conseguir pequenas notas de rodapé (isso para não falar das artes marciais e atletismo que só aparecem em raras coberturas).

Será que essa cobertura esportiva é balanceada? Será que ela não reflete a situação atual do país, governado por um presidente que tem o mesmo nível de instrução que muitos de nossos jogadores (que só não fala "o time jogou bem graças a Deus e ganhou porque nóis ovimos o professor" porque possui um assessor ao seu lado - e olha que ele vacila até demais na língua portuguesa).

Outra questão interessante a ser ressaltada é a miopia de investidores e governantes. Porque investir em esportes que não darão retorno? Ou será que eles dão retorno, mas dão trabalho também? Afinal praticantes de outros esportes como basquete e handball geralmente são mais instruidos e estudaram um poucos mais que a maioria esmagadora dos jogadores de futebol brasileiro. Basta ver as regras de outros esportes: no handball se a torcida xingar, ocorre um tiro livre de sete metros (vulgo pênalti). No basquete, o contato fisico só é admitido até certo ponto, se não é assinalada infração. No volei não se pode levantar a voz para o arbitro (não o "juiz") pois o risco de punição é grande.

Não quero nem entrar no mérito da questão "artes marciais", porque como praticante sou suspeito pra falar, mas que a cobertura midiática desse esporte é ridicula, ah isso é!

Pra finalizar, deixo pra vocês algumas perguntas, tentem responder sem usar o google: Quais os jogadores da seleção brasileira de basquete que estão na NBA? Qual a escalação da seleção masculina de volei campeã da Liga Mundial desse ano? E qual o principal jogador brasileiro de handball ?(ele esteve no Pan)
Espero que vocês saibam responder, porque tenho certeza que se perguntar qual a escalação da seleção brasileira de futebol de 2002, alguns serão capazes de me dizer até os reservas e a comissão técnica.

Abraços a todos! Dúvidas, críticas, sugestões, indigestões e ressacas, mandem ver nos comments (todos eles são lidos).


After post: Não que o futebol seja ruim. Ele é um bom esporte, eu também pratico, mas os outros merecem mais espaço!

Nenhum comentário: