segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Meio ambiente... o planeta tem futuro?

TEXTO : PEDRO RIZZO e SÉRGIO VIEIRA


Hoje decidimos escrever em dupla porque a intenção é agregar o maior número possível de pessoas nessa luta. O projeto que nos envolvemos dessa vez foi o Blog action day, que reuniu diversos blogs do mundo inteiro para participarem de um pensamento em comum. O primeiro tema é o meio ambiente.

Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos. Na linha do Equador, por exemplo, existirá um grande aumento de doenças, principalmente aquelas causadas por mosquitos, porque terão muitos lugares para se reproduzirem e procriarem. As doenças são a dengue e a malária.

As águas dos mares de todos os continentes irão subir aproximadamente 7 metros de altura, devido ao derretimento das geleiras (Groênlândia, Ártico e Antártida), proporcionando furacões mais freqüentes e até mais fortes que o katrina. Em outras regiões, a escassez de água será a principal conseqüência. As emissões de gases causadores do efeito estufa mudarão o ritmo natural de degelo e chuvas. Em certas partes do mundo essa ameaça é bem clara.

NO caso do Brasil, a região amazônica teria o seu nível de chuvas drasticamente diminuídos, afetando o fornecimento fluvial de toda a bacia amazônica. A ameaça de que a floresta se torne uma savana parece distante, mas é bem provável coma diminuição das chuvas.

Todas essas informações renderam um Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) da ONU e o ex-vice-presidente dos Estados Unidos e atual ativista ambiental Al Gore levaram o prêmio Nobel da paz desse ano. A Academia Suíça premiou os esforços desenvolvidos para solucionar o problema global. Até mesmo Bush se rendeu a Al Gore. admitindo que deve diminuir a emissao de gás carbônico.

Para diminuir o risco de tragédias climáticas extremas, os governos precisarão reduzir o gás carbônico (Petróleo e Carvão), usar energias renováveis e promover o reflorestamento, destinando para isso, 0,50 % do PIB mundial para salvar o mundo.

E você está fazendo a sua parte para preservar o meio ambiente? Para começar, algumas ações simples que todos poderíamos fazer: Economizar energia elétrica, reciclar cada vez mais materiais e evitar usar o carro sempre que possível já contribuiria muito... Vc tem mais alguma sugestão? Deixe seu comentário, o meio ambiente e o seu futuro agradecem...

After post: Se nao preservarmos o meio ambiente, você pode esquecer a sua cervejinha (ou o seu gatorade), afinal, nao tem como fabricá-los se faltar água!!!

2 comentários:

Eliane Terrataca disse...

Eu conheci este projeto do Action Day há algum tempo e gostei muito da proposta. Gostei bastante do post também rapazes!! =D

Bom eu acho que o maior problema do momento é o fato de a maioria das pessoas ignorarem essa situação ambiental. Já ouvi até mesmo comentários de que pra tudo se dá um jeito e qualquer coisa que fizermos não dará em nada, o jeito é esperar a ciência cuidar disso... É revoltante e vergonhoso, mas já ouvi isso.
O que penso que é preciso ser feito com urgência é conscientizar as pessoas sobre a gravidade da situação, pois tem muitos pensando que é brincadeira.
Mas tenho muito medo também daquele velho ditado que sempre se mostra correto... Só damos valor às coisas depois que as perdemos.

Às vezes sou até chata quando começo a "dar broncas" naqueles que prejudicam o meio ambiente de alguma maneira, mas ainda tenho esperanças!!... Infelizmente não podemos mais reverter a situação, mas podemos diminuir um pouco as conseqüências e fazer com que demorem mais para acontecer.

Entretanto, ao meu ver, a verdade é dura... A natureza resolveu matar que fez de tudo pra tentar acabar com ela...

Unknown disse...

Parabéns pelo post, adorei o tema.
Eu como uma estudante de Oceanografia, me preocupo muito com o Planeta ao todo.
Fico muito chateada quando ouço falarem ou leio que quem tem que cuidar somos nós cientistas e pesquisadores, mas isso está totalmente errado, lógico que conhecemos algumas técnicas, mas qualquer pessoa já pode começar dentro de casa, como por exemplo, separando o lixo (plásticos, vidros, metais, papel e orgânicos), não jogando o óleo utilizado na cozinha no ralo da pia (esse óleo vai direto pros rios e seus afluêntes que também irá para os lençóis freáticos), a energia elétrica pode ser através dos raios solares, entre outras coisas.
Se fomos pensar "Ah deixa pros pesquisadores e cientistas resolverem isso, então podemos esperar setados pq em pé vai cansar e nada será resolvido, se não com a ajuda da população mundial".
Então pessoal vamos começar desde já!!!!!
Se cada um fizer um pouquinho, já estará ajudando o mundo e nós mesmos.