segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Yo soy Rebelde!!!

Divulgação


Há algum tempo, postei que em um certo trabalho tive que defender que a novela Rebelde ( e por extensão a banda também) eram produtos culturais autênticos. Bem, graças ao comentário da Juliana Tesser no post sobre a ABERTURA DAS OITO, vou responder porque cheguei a essa conclusão, baseado nas idéias de cultura de Ashley Montagu.

Refletir a sociedade é condição preponderante de um produto cultural. Posso citar para exemplificar aqueles padrões culturais que caracterizam o comportamento da sociedade do Rio de Janeiro; ou as peculiaridades que assinalam os habitantes dos Estados Unidos ou México.

Para não me extender muito, vou enumerar as razões:
  1. Elementos comuns a todos os seres humanos;
  2. Tradição viva que passa de geração para geração (através de costumes, hábitos, vestimentas) etc..
  3. A criação e transmissão de idéias e sentimentos através da música (um dos elementos culturais mais autênticos)
  4. A formação das subculturas, as “tribos"
  5. A identificação e o código comum. É justamente porque compartilham de parcelas importantes deste código (a cultura) que um conjunto de indivíduos com interesses e capacidades distintas e até mesmo opostas, transformam-se num grupo e podem viver juntos sentindo-se parte de uma mesma totalidade.
Sinceramente, não assisto Rebeldes. Malhação já deixei de assistir há muitos anos também, mas identifico sim pontos positivos e negativos em ambos os formatos.

4 comentários:

Juliana Tesser disse...

Serginho.. to adorando essa coisa de você escrever pra mim.. ahahahahahaha... assim vc me mima!!!!!!! hahahahahahah
Continuo achando que Rebelde não tem nada de muito cultural.. mas.. de tantas porcarias que a gente é obrigado a ver.. essa é só mais uma...

Anônimo disse...

I soy rebeldeeeeeeeeeee
quando no sigo los demaaaas

Jo soy rebeldeeeeeeeeee
quando te quiero mas e massss!!!

Sergito, eres un hombre peculiar, chiquito!!!!

Becitos calientes,
Juanita

Bianca Bibiano disse...

por um acaso vc estuda no mackenzie?
na minha sala apresentaram um trabalho identico a este...

Mudanças disse...

Se é um lance cultural pode até ser mais o tema "Rebelde" não sou bem pois é algo associado ao mal ou algi negativo. Acredito que se fosse um outro nome não geraria tanta divisão de opiniões. Prefero genoros musicais com letras, músicas, cultura e tema mais agradável como Racionais por exemplo.